so aTTitude: Raínha Dona Leonor rem

17.1.06

Raínha Dona Leonor

Eu que andei no Liceu Rainha Dona Leonor, nunca me deu (ou na volta até deu mas já nem me lembro) para saber o que tão importante terá feito a senhora para dar nome a um dos mais importantes Liceus de Lisboa.
Normalmente, na História de Portugal foca-se mais os Reis e as Raínhas, coitadas, são relegadas para "sei lá" que grau.
A passear no site da Santa Casa para ver quanto é que tinha ganho em prémios pequeninos do Euromilhões no último mês, deparei-me com Curiosidades e, por curiosidade, cliquei.
Resultado:

"A Rainha D. Leonor

Sabia que a Rainha D. Leonor, para além de ter instituído a Misericórdia de Lisboa, fundou, dotou e organizou ainda o Hospital das Caldas da Rainha, o Convento da Madre de Deus em Xabregas, o Convento da Anunciada de Lisboa, a Igreja de Nossa Senhora da Merceana, as Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha e sete merceeiras no Convento de S. Agostinho.
O seu empenho contribuiu para o desenvolvimento da tipografia e da literatura nacional, que impulsionou o ambiente intelectual do período das Descobertas. O grande interesse da Rainha D. Leonor pela cultura litúrgica religiosa, permitiu ainda a tradução portuguesa da "Vita Christi", de L. Cartusiano.

A Rainha D. Leonor ficou conhecida como protectora das artes e letras e como uma mulher de visão e caridade. Viveu quatro reinados da História de Portugal, como princesa e como rainha. Foi sepultada no Convento da Madre de Deus."

Já fiquei a perceber porque é que naquele Liceu a maioria das turmas eram de Humanisticas. Influências...

1 aTTitude(s):

Blogger Cláudia Félix Rodrigues

Olá, linda. Ando ausente por falta de tempo. Venho hoje por uma causa... mais um apelo urgente no Ser Humano. Testes para doadores de medúla óssea, dia 21, no Vilar. Urgente!!!!Divulga, por favor. Beijinhos

10:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home