so aTTitude: 94 anos rem

27.2.06

94 anos

Há 94 anos nascia a Estrela mais brilhante do meu Céu - a minha avó.
A expressão "se fosses viva, farias..." não faz qualquer sentido porque Tu continuas tão presente na minha vida como nos dias em que esperavas que eu viesse da escola para te procurar os óculos que estacionavam serenos na tua cabeça e me "compravas" essa maravilhosa descoberta com os peixinhos-da-horta e a saladinha de alface que só tu sabes fazer.
Continuas a ser a minha conselheira; aquela com quem partilho os bons e os maus momentos; aquela em quem busco o carinho e o conforto que só quem me viu crescer e, tanta vez, me encobriu as safadezas, sabe dar.
Gabo a paciência que tinhas (e que eu não vou ter) para ver comigo vezes a fio os mesmos filmes (só o Grease chegámos a contar 13 de rajada), para passares 2 horas à mesa para eu comer tudo o que estava no prato, para fazeres as minhas saias exactamente como eu as queria. Sim, se a minha neta quer, finalmente, uma saia tem que sair tal e qual ela quer!
E as sétups que gostavas tanto de beber? E a sopinha de feijão encarnado? O jornal todos os dias?
O teu sorriso até me fazia esquecer as longas secas a apanhar os alfinetes do chão e a enfiar a linha pela ranhura da agulha.
Se há coisa que tenho mesmo muita pena nesta Vida é de não te ter cá em baixo, ao nosso lado, a ver o teu bisneto a crescer. Sei que estás algures no meu Céu e que lhe "embalas o berço" todas as noites mas não te vejo. Só consigo imaginar-te a aconchegar-lhe os lençóis como fizeste comigo.
Tinhas uma mente super aberta, para os dias que viviamos há 20 e tal anos atrás e para uma respeitável senhora de 70 anos. Tão aberta que adoravas o Senhor que cantava:

Fiz dos teus cabelos a minha bandeira
Fiz do teu corpo o meu estandarte
Fiz da tua alma a minha fogueira
E fiz, do teu perfil, as formas de arte

Fiz das tuas lágrimas a despedida
fiz do teu braço a minha anca
dei o teu sentido à minha vida
E o grito deu-o ao nascer de uma criança

Todos nós temos Amália na voz

Dei o teu nome à minha terra
Dei o teu nome à minha arte
A tua vida à primavera
A tua voz à eternidade

Todos nos ...

A tua voz ao meu destino
O teu olhar ao horizonte
dei o teu canto à marcha do meu hino
A tu voz à minha fonte

Todos nos ...

Dei o teu nome à minha terra
Dei o teu nome à minha arte
A tua vida à primavera
A tua voz à eternidade



enquanto meio mundo o criticava pela imagem, pela coragem, pela opção de vida...

E não me vou esquecer que o dinheiro para comprar o meu 1º album dos Xutos veio da tua mão, aos poucos e poucos e foi contigo que o ouvi a 1ª vez. Desse álbum há uma música que tu adoravas ouvir e que só anos mais tarde vim a perceber porquê:

Procurando prazer,

Fizeste vir ao mundo uma filha

Quiseste fazer dela nada

mais que a tua obra prima

Mas ela vai crescer, ela vai

ser o que quiser

Ela vai sair, ela vai ser mulher



Papá, papá

Papá deixa lá



Querida pequenina, tens de

olhar bem para ti

Tens de saber bem aquilo

que queres e partir

Tu podes cair mas tens de

saber levantar-te

Tens de correr perigo tens

de saber aceitar



Papá, papá

Papá deixa lá




Tenho tanto ainda para aprender contigo, Avó!!!