so aTTitude: A autonomia do Indio cresce... rem

15.2.06

A autonomia do Indio cresce...

Nunca fui daquelas mães de ter saudades de quando "eles eram bebés".
Acho que cada fase tem os seus encantos, por mais problemas que o crescimento das nossas crias nos criem. Além do mais, estou ansiosa por ir "prós copos" com o meu herdeiro :p
Mas quando eles começam a autonomizar-se a coisa complica e faz-nos parar para pensar nos tempos em que eram completamente dependentes de nós.
De há uns dias para cá, o Indio decidiu que tem que dobrar a própria roupa quando a despe para ir tomar banhinho. Ontem dei comigo, de sorriso parvo, a olhar para o meu homenzinho a dobrar a sua própria roupa e pousa-la na cadeira do quarto.
"Oh mãe, deixas fazer à minha maneira?" Só a expressão "à minha maneira" me fez tremer mas "claro, filhote!"
Comecemos, então, a aula:
Estiquem a camisola em cima da cama até não ter uma única ruga. Dobrem cada manga em quatro partes até aos ombros. Depois, a partir do ombro, dêem mais uma dobra para o tronco da camisola. Visualmente tem que ficar como se não tivesse mangas - à Kalu, 'tão a ver?. Agora dobrem o tronco ao meio, do lado esquerdo para o lado direito. De seguida, dêem uma volta para cima até meio e mais uma volta e já está a camisola dobradinha e, obviamente, pronta para ir para o cesto da roupa para lavar.
Eu não me desfiz. Deixei ficar a roupa toda dobrada em cima da cadeira para que ele sinta que as suas decisões são respeitadas.
Quando esta tarefa doméstica acabou, dei comigo a pensar que, não tarda, já nem para lhe preparar as refeições vou servir... mas "prós copos" ele que se atreva a achar que eu não sirvo!!!