Sexta Feira 13 - o Musical

Já fui e vou lá voltar.
É óbvio que o meu principal móbil foi o facto de ser um musical que homenageia os Xutos & Pontapés mas, em questão de minutos, esqueci esse pormenor e deixei-me envolver pela história.
Dois amigos a rondar os 40 anos que se encontram ocasionalmente, ao fim de uns bons anos sem nada saberem um do outro, e que revivem o seu início da idade adulta há 20 anos atrás.
Desde a dificuldade de afirmação no grupo em que estamos integrados, passando pelo desemprego, a violência doméstica, a dependência da droga e o futuro incerto da geração, foca-se um pouco de tudo o que viveram os jovens portugueses nos anos 80.
A minha adolescência foi passada junto de gente uns aninhos mais velha que eu, o que me levou a viver e presenciar cenas que não seriam bem para a minha idade. Daí que me tenha sentido tão bem retratada nesta história. De arrepiar!!!
Um espectáculo que merece os nossos aplausos em todos os sentidos. A encenação dos actores está excelente, a presença da banda ao vivo provoca uma envolvência muito real, as coreografias muito simples que espelham o significado de cada música e o entrosamento de cada música dos Xutos com a cena está perfeita.
Sem desmérito para absolutamente ninguém, há, no entanto, um aplauso mais merecido que todos os outros - Martinho Silva, que interpreta o Molas (o punk do grupo). De todo o elenco é, sem dúvida, o que melhor encarnou a personagem e nos transporta, realmente, para a época.
Venham mais espectáculos assim mas... cuidado... há pormenores de produção que, não passando de pormenores, podem descredibilizar uma história. Neste há um pormenor que me chamou a atenção: Censurados ao Vivo em 1981 é irreal numa história que pretende retratar aspectos reais de uma geração.
Também fiquei com pena que a única t-shirt vendida no Merchandising do Musical seja a que tem simbolo do dito. Bem que podiam vender uma igual à do Molas. Aposto que fariam muito mais dinheiro e a malta agradecia. Fica a ideia.

Sugiro uma visita ao site do Lisboa Jovem onde podem ver esta e outras fotos e entrevistas exclusivas sobre o Musical.
A nota final vai para a excelente companhia que tive neste espectáculo - a malta do #xutos! Cada vez me sinto melhor junto de vocês :)
3 aTTitude(s):
eh pah n digas isso que a minha reacção a elogios nunca foi boa! :p
O musical tá lá sim senhore! E a malta do # ainda +! Mto medo...
Beijo ruxa!!
Finalmente venho ao teu blog!
Foi curioso ler o que escreveste sobre o musical 6ª feira 13 , pois também eu achei o Molas o personagem mais conseguido e também reparei na cena dos Censurados em 81 , quando aparece mais tarde um cartaz dos Peste & Siga , quando deveria ser precisamente ao contrário ( chamei a atenção da produção para esse pormenor , que não foi a tempo de ser corrigido para a estreia ).
Vou ainda perder-me mais um pouco por aqui , embora tenha ainda muita coisa para fazer cá por casa...
Um beijo , ana
Alô!!!
Grande noite que o pessoal passou no Bairro Alto, e espero que se venham a repetir por muitasssss (e multiplica isto por 100) vezes!!!
O pessoal vai-se cruzando por aí...
***bjocas***
Enviar um comentário
<< Home