so aTTitude: Simplex ou Complex? rem

30.3.06

Simplex ou Complex?

Como todo o Português, aguardo ansiosamente pelo Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa, Simplex 2006.
Já temos alguns sinais de que poderá dar certo e simplificar a nossa "santa" vidinha. No entanto, tenho consciência que não vai ser fácil.
A questão não passa só por desburocratizar. Passa, principalmente, por mudar a mentalidade do nosso povo.
Ainda recentemente tivémos prova que o português se assusta muito com a palavra internet através do anúncio de que o selo do carro passava a ser vendido pela internet.
Claro que os media exploraram ao máximo o desconhecimento (não lhe chamemos ignorância) de grande parte da nossa população mais idosa e mais rural perante o monstro internet. É óbvio que ninguém é obrigado a ter acesso privado à internet para adquirir o dito quadradinho. É óbvio que a deixar de existir fisicamente à venda em papelarias, tabacarias, repartições de finanças e afins, poderá estar à venda nos mesmos sítios via internet e em outros canais remotos de cobranças.
Temos prova da simplificação da nossa "santa" vidinha com a possibilidade de compra de passes sociais através da payshop ou do multibanco.
Mas o que os media gostam mesmo é de explorar o negativo das coisas e não de enaltecer o positivo. E isso não é culpa deles. É culpa da nossa mentalidade derrotista que acha sempre que nada do que aí vem é para melhor.
Claro que há muito caminho a percorrer mas se nós, cidadãos comuns, não ajudarmos com a vontade de ver as coisas mudar e não aderirmos a novas ideias, dificilmente se consegue melhorar o que quer que seja!