so aTTitude: El-Rei Dom José Cid rem

18.4.06

El-Rei Dom José Cid

Começo já por dizer que é espantosa esta ressureição!
Sempre achei piada à devoção que os nossos Esféricos têm pelo José Cid, comprovada ao longo de vários posts, dos quais destaco este por considerar um dos melhores posts que já li no blog.
Confesso que, para mim, não passava de um gozo motivado por algum "código interno" daqueles doidos.
Certo é que, em questão de meses, o tal "código" alastrou pelo País inteiro e não se ouve falar de outra coisa se não de El-Rei Dom José Cid.
É inegável o contributo que deu para a música portuguesa e é, sem margem para dúvidas, um dos pais do Rock Português, enquanto fundador do Quarteto 1111. A sua carreira a solo degenerou para outras sonoridades mas, também aí se consagrou como um "monstro".
A ternura dos 40 bateu-lhe mal, com certeza, e era vê-lo em figuras que eu considero bem tristes mas... cada um na sua!
Já tem direito a notícia de meia página no Blitz, com foto a cores e tudo!
O que me chateia no meio disto tudo é que a veneração que está a ser alvo se centra no puro gozo e não no reconhecimento do trabalho feito. Choca-me que ele se deixe levar por isto mas também tenho que admitir que fez a cama em que se deitou. Além do mais, os dividendos que vai tirar de tudo isto serão mais que muitos e, hoje em dia, é isso que conta!
Honra lhe seja feita de saber reverter em proveito próprio situações menos lisonjeadoras.
Tão menos lisonjeadoras que teve direito a 60% dos votos do Desafio das Manhãs da Comercial:

"Qual é a frase memorável da música portuguesa?


* Rio Grande: Postal dos Correios (Querida Mãe, Querido Pai, então que tal? Nós andamos do jeito que Deus Quer)

* Rui Veloso - Paixão (Contigo aprendi uma grande lição. Não se ama alguém que não ouve a mesma canção)

* Clã - Problema de Expressão (Devia ser como no cinema. A língua inglesa fica sempre bem e nunca atraiçoa ninguém)

* Tony Carreira - Depois de Ti (Mais Nada) (Depois de Ti Mais Nada. Nem Sol. Nem Madrugada. Sem ti não há amor, a vida não tem cor)

* José Cid - A pouco e Pouco (Faz-me favas com chouriço, o meu prato favorito. Quando chego para jantar, quase nem acredito.)



Parece-me que espelha bem o que acabei de dizer.

3 aTTitude(s):

Blogger Fernando

Olá
Posso?
Venho fazer uma publicidadezinha

Ando a avisar os meus amigos virtuais, que abracei um projecto de Radio Online
Chama se Radio Amizade Online, e podem ouvi-la em directo no meu blog ou em www.radioao.net.
Vou apresentar dois programas, Terça feira das 20 as 21 o Lado B com lugar ás raridades e ás musicas que passaram pouco na radio
e ás Quartas das 20 ás 21 o Rock on, o lugar do Rock mainstream, do pop e da musica encomendada.

espero por voz!

obrigado

Fernando

6:47 da tarde  
Blogger ruxa

ai é só os virtuais? então está bem!

pah, Rock On? Isso cheira-me a deja-vu, oh Nando!

vá, pessoal, toca a ouvir o menino que ele tem bom gosto ;)

9:34 da manhã  
Blogger jsc

olha queres ver que perdeu o gosto e virou-se pra abraçar Lados B´s e essas coisas?

Tem bom gosto tem! n fosse meu tio e adepto de CID!!

7:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home