so aTTitude: Concordo ou não concordo? rem

10.5.06

Concordo ou não concordo?

Pois não sei!!!

Esta cena do encerramento das Maternidades está a fazer-me cá uma confusão...
Já é tanta a parafernália de reportagens e notícias em volta do caso que, às tantas, já não percebo se é por uma questão de falta de segurança das mesmas se por motivos financeiros, se por qualquer outro motivo.
Sei é que se fala tanto da desertificação do interior, do crescimento da esperança média de vida, do aumento dos idosos e da falência da segurança social e depois assiste-se ao encerramento dos locais onde se pode dar muito início de vida.
Isto produz uns efeitos estranhos cá no meu tico e teco.
Coloco-me na pele de uma mulher do interior do nosso País, cheia de vontade de ser mãe, de dar mais um portuguesito ao nosso mundo, que se depara com a falta de um local para o parir perto da sua área de residência. Que segurança pode uma mulher sentir?
É certo que antigamente não havia maternidades. Nascia-se em casa. Mas quem é que hoje assume o papel de uma parteira? Com a quantidade de "merdas" que circulam no ar, que problemas poderá um recém-nascido enfrentar quando não nasce num ambiente seguro e desinfectado?
Só um homem poderá tomar uma decisão destas, impávido e sereno. Só um ser que não sabe o que é passar por um "rebentar das águas" e por contracções de minuto a minuto é que pode achar que dá tempo para se meter numa auto-estrada e rumar à maternidade a não-sei-quantos kms de distância.
Não seria muito melhor dotar as maternidades com condições dignas de segurança e garantir, assim, que continuem a nascer futuros contribuintes?