so aTTitude: Memórias do Rock Português rem

2.5.06

Memórias do Rock Português

Há umas 2 semanas fui alertada pelo Fábio de que o meu pai aparecia no livro de Aristides Duarte "Memórias do Rock Português".
Sempre pensei que fosse apenas uma referência à edição do 1º single do meu pai, há 25 anos atrás (irraaaaa que o tempo passa!), inserido no contexto do Boom do Rock Português.
Comprámos o livro e, para meu grande espanto, o meu pai tem direito a 2 páginas inteiras, já perto do final do livro, alertando para a Curiosidade da letra da "Rockolagem".
À medida que ía lendo o livro, ía-me arrepiando com as histórias que lia e que, como o nome indica, fazem parte das minhas memórias de infância, adolescência e mesmo as mais recentes, no caso da Biografia dos Xutos.
Menção ao belo do single do papá, nada. Fui lendo, lendo (o livro não é extenso e lê-se bem, um pouco graças à tão curta passagem de cada banda pelo hemisfério rockeiro nacional), lendo... até que me deparo com a bela surpresa das tais 2 páginas. Sei a letra de cor e salteado há 25 anos mas não consegui evitar de chorar quando terminei de a ler.
O percurso do meu pai poderia ter sido bem diferente se o mundo da música da altura (e o de hoje mas, adiante!) fosse bem mais honesto do que era e se uns quantos galifões não andassem nisto apenas para ganhar à custa dos incautos.
Mas foi assim e já nada o poderá mudar!
A mim fica-me o doce sabor de ter tido uma vida diferente da maioria dos miúdos da minha geração, de ter passado por experiências tão sui generis para a minha idade.

"Memórias do Rock Português" é uma edição de autor. Ou seja, o Aristides Duarte agarrou nas suas economias e editou o livro às suas custas, sem qualquer apoio instituicional, digamos assim. Está longe dos 2 grandes centros cosmopolitas, onde tudo se passa. É-lhe dificil conseguir, pelo menos, "ficar em casa", ou seja não perder com o investimento que fez e que, a meu ver, é bem importante para a história musical de Portugal.
Lá em casa sabemos bem o que são as "edições de autor". Já tivémos a nossa quota parte nesse domínio e sabemos o que custa tentar não perder dinheiro, apesar de isso ser o menos importante.
Acredito que para o Aristides também mas compete-nos a nós ajuda-lo a divulgar a obra e eu aqui estou a faze-lo.
Podem encomenda-lo por email para akapunkrural@gmail.com, na PROG CD'S (Calçada do Carmo, 36 - Lisboa) e também na CGDO.COM

(o Blogger não está a ser amigo e não me deixa inserir a imagem do livro. lá chegaremos!)